Fim de relação! E agora?!





Olá gente gira!
Como muitas de vocês sabem passei recentemente pelo fim de uma relação que julgava ser "para sempre" e doeu muito passar pelo fim, pela separação, por todos os momentos e por isso decidi partilhar um bocadinho da minha experiência com vocês, espero ajudar pessoas que aí desse lado estão a passar pelo mesmo.

O fim de uma relação é uma coisa difícil, ok?! Independentemente de como seja esse final, quer seja um final tranquilo e equilibrado ou um final trágico e dramático, minhas queridas e meus queridos, tanto faz, não faz diferença! Vai doer, vais chorar, vais sentir-te miserável e vais provavelmente ter pena de ti mesma! Vais deitar-te na cama e desejar que o tempo voe ou vais desejar que volte para trás, vais culpar-te, vais culpá-lo, vais achar que já superaste e depois voltas a cair na tua própria tentativa de te enganares a ti mesma! Vai doer! Vais achar que ele é insubstituível, vais cair num buraco em que não vez o fundo! Vai doer!

E se foste tu a pôr um fim?! Não importa, vai doer na mesma! E por isso temos de perceber como podemos superar esse fim e não permitir que esse fim nos supere a nós!


1- O primeiro passo para que a tua vida comece a andar para a frente é perceber que o que não tem remédio, remediado está! Então meu doce se acabou e se te dói...chora! Chora o que precisares de chorar, não te inibas de chorar para pareceres mais forte do que o que na verdade és, porque isso vai dar origem a uma série de problemas dentro de ti! Por isso se te apetece chorar...chora! E se te disserem "a vida continua", chora na mesma, nem que seja porque já sabes que a tua vida vai continuar sem essa pessoa. 

2- Agora que já choraste um bocadinho e já libertaste os monstros dentro de ti, desabafa! Fala sobre o assunto, fala com pessoas que te são queridas, fala com amigos e amigas e chora mais um pouco. Sei que provavelmente vais tentar parecer melhor do que aquilo que na verdade estás, mas mais tarde ou mais cedo a tua máscara vai cair e vai doer ainda mais! Por isso telefona a um amigo ou uma amiga e desabafa, conta aquilo que deixa o teu coração triste, tenta estar perto de pessoas em quem confies e desabafa com elas, isso vai tornar-te mais leve.
Desabafa como se não houvesse amanhã!

3- Este talvez seja o passo mais difícil e por isso mesmo, o mais importante, libertar perdão! Perdoar não é um acto leviano, muito menos um feeling que te invade, nada disso! O perdão é uma decisão!
É essencial perdoar, decidir perdoar alguém é um desafio que vai ser apenas de ti para ti. E é essencial por várias razões, se não decidires perdoar, vais ficar com rancor da outra pessoa, raiva, ódios e vais ficar para sempre com o coração poluído! A falta de perdão tem consequências a vários níveis da tua vida, por isso, pensa seriamente em perdoar o que quer que tenha sido que a outra pessoa te fez. E outro bom princípio é perdoares-te a ti mesma, perdoares-te pela coisas que não fizeste, pelas que fizeste e não devias.

4- Liberta-te! Liberta-te das recordações fofinhas, meu doce! É preciso teres de novo o teu território neutro, por isso, guardares fotos no telemóvel, ou cartinhas fofinhas e cheias de um amor que já se perdeu talvez não seja um bom princípio. Eu apaguei tudo o que tinha e quando digo tudo...é mesmo tudo, inclusive contacto de e-mail, telefone de casa dele, telemóvel. "Ah mas o peluche que ele me deu era tão fofo"...sim, mas pode ser uma pedra no teu sapato e pior que isso, pode ser uma valente ancora, que te vai impedir de te levantares. Tudo para o lixo!

5- Redes Sociais e Amigos dele! STOP! Eu errei aqui, neste ponto eu fiz tudo ao contrário e por isso sofri muito mais e como não desejo a ninguém o que eu sofri ao desenterrar corpos em decomposição, tenho de vos dizer, não "vasculhem" as redes sociais dele, nem o perfil das amigas. STOP! Isso vai enviar-te para um inferno na terra e vai ser fatal meu doce! É horrível perceber-mos que a outra pessoa está bem e tu estás assim, na trampa! Já a minha avó dizia "quem procura, acha", por isso se não queres achar coisas que te possam arrasar, não procures! Não sigas o instagram dele, remove-o dos amigos (pelo menos por uns tempos), vais certamente encontrar coisas que não vais gostar de ver!
O DIZ QUE DISSE é a pedra no sapato que não te deixa andar para a frente e que provavelmente até te fez uma bolha terrível. Eu errei aqui também, eu feita parva e maluquinha quis saber TUDO o que ele tinha dito sobre o fim da relação aos amigos dele! Qual foi o resultado?! Calhou cocó! Descobri mentiras e mentiras são sinónimos de feridas! Doeu minhas querida! E por me ter doído mesmo muito, estou a partilhar a minha caminhada contigo! Por isso sempre que te tentarem falar sobre o que ele disse de ti, diz que não estás interessada nesse tipo de conversas! Quem avisa, amiga é!

6-F***-se, não é ele daquele lado da estrada?! Este é o momento em que sentes muitas coisas na tua barriga, inclusive gases! Ainda que o fim da relação tenha sido calmo, isso são balelas, houve sentimentos envolvidos, uma história, por isso veres aquela cara no meio da multidão vai gelar-te o estômago e vai fazer doer feridas que ainda não estão curadas! Por isso tenta ao máximo evitar estar perto dos sítios dele, sobretudo dos sítios onde sabes que ele vai mesmo estar, tenta ao máximo adiar esse momento e deixar isso para quando já estiveres com o coração menos triste. 

7- Valoriza-te! Faz algo por ti mesma! Aposto que neste momento a tua auto-estima está muito lá em baixo, certo?! Então o melhor é investires em ti, no teu aspecto, podes pensar que isso são futilidades, mas minha querida, veres-te ao espelho e veres esses olhos de choro e esse cabelo que não é lavado há dias não te vão alegrar em nada! Por isso toma uma banho daqueles que te lavam o corpo e a alma e manda embora esse espírito que veio habitar dentro do teu corpo, diz-lhe adeus, olha para o espelho e aceita a mudança! Se puderes, faz umas comprinhas, calça uns saltos altos, maquilha-te, sente-te com poder, sente-te apetecível, vai ser um grande passo para te levantares! Quando olhares para o espelho e vires essa gata poderosa vais de facto começar a dar valor ao que importa meu amor, TU!

8- "Voltar à equipa dos solteiros não é sinónimo de estar disponível" este é o grande conselho que vos deixo! Provavelmente apagaste as fotos fofinhas do teu facebook e colocaste como foto de perfil uma das tuas melhores fotos! E agora?! OMG! Percebes que começam a aparecer likes extra nas tuas publicações e comentários e cof cof, começas a receber mensagens a convidar para um café! OMG! Mas esses gajos não se mancam?! Eu estou solteira, mas não estou desesperada! Isso é um bom passo, não fiques desesperada! É perfeitamente normal que, ao terminar uma relação fiques vulnerável a predadores, na verdade estás frágil e precisas de carinho! Mas não é daí que vem aquilo que precisas! O carinho de que precisas vem de dentro de ti! Não vai vir de predadores desesperados em saltar-te para cima. (desculpem a minha frieza, mas esta é a Marta e não havia outra forma de vos dizer isto).

9- Agora que já te vês com outros olhos, já te vez como alguém com poder, já não estás em modo tartaruga com a cabeça dentro da carapaça, então meu doce chegou a altura de te apaixonares de novo, por TI! Aprende a viver bem sozinha, na verdade só se estiveres bem sozinha é que um dia voltarás a estar bem com alguém! Precisas do teu espaço, de ocupar a tua cabeça com o teus projectos, com aquilo que de mais importante há, TU!

10- Provavelmente neste momento já vais estar com o coração 100% limpo de rancores e tudo o que tens na tua cabeça é uma recordação que vai ser isso mesmo, uma recordação! Já não choras por ele, já não revives o passado, já não sofres de sintomas de "ex-namorada", estás limpa! A tua reabilitação chegou ao fim! Neste momento deves tentar perceber aquilo em que erraste na relação que já acabou, perceber exactamente o que não queres para a tua vida, isso vai ajudar-te a em futuras decisões. Agora que recuperaste o teu primeiro amor, TU, então deixa a porta do teu coração fechada, mas não trancada, nunca sabes na verdade quando vai aparecer aquele que poderá ser o teu príncipe encantado. Neste ponto da tua vida, até já consegues ver pormenores no relacionamento antigo que hoje aos teus olhos são ridículos, como alcunhas ou coisas desse tipo! Estás livre!

Na verdade sei que ainda não ultrapassei estes 10 steps e sei que cada pessoa tem o seu tempo e a sua forma de sentir as coisas, quer queiramos quer não, tudo tem um tempo de luto, um tempo de ser ultrapassado e cada pessoa tem o seu tempo! Mas anima-te a tua vida não acaba aqui, tudo acontece por uma razão!




18 comentários:

  1. Tens toda a razão Martinha! Valorizar e a palavra chave, força :)*

    ResponderEliminar
  2. Devemos valorizar-nos sempre!
    Vais ficar bem. Como se costuma dizer, "o tempo cura tudo" :)
    Beijinho grande linda

    ResponderEliminar
  3. Todas as feridas fecham e nessa altura deixam de doer. Vão ficar as lembranças das coisas boas e das más e tudo parecerá distante. Aprendemos com as nossas experiências, crescemos e ficamos mais fortes. Afinal o sol nasce todos os dias e a vida é linda. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Acima de tudo temos que olhar para dentro de nós.Boa sorte.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Espero que consigas superar totalmente este momento menos bom e voltes a "renascer" :)

    http://checkinonline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Adorei as tuas palavras e muita força linda
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderEliminar
  14. Concordo com tudo e tamb já falhei em algumas coisas, nomeadamente desapegar-me de alguns objectos e deixar de procurar inf sobre ele nas redes sociais (esse foi o pior). Mas o tempo cura e agora está tudo bem :) Desejo-te tudo de melhor :)

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do texto! Muita força para esta etapa menos boa :)

    ResponderEliminar
  16. Adorei o texto, muito bom! hehe
    A mudança deve começar exatamente pelo principio, força!!!

    ResponderEliminar
  17. Belo texto!! Aprecio o facto de o escreveres, o que não deve ter sido fácil, e como aproveitaste a situação para ajudar outras pessoas que poderão estar a passar pelo mesmo! Muita força! E parabéns pelo blog e pelos textos que nos deixas :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.