Entrevista Indiscreta com Joana de Sousa


Olá a todos! Depois de uma pequena ausência causada pelos primeiros testes do semestre, voltei ao activo com mais uma Entrevista Indiscreta. Convidei uma das bloggers de que mais gosto e com a qual me identifico bastante, a Joana de Sousa do blog JS Photography, uma blogger com bastante conteúdo e sem papas na língua, espero que gostem das perguntas que escolhi para fazer à Joana e que continuem a acompanhar esta rubrica do blog. Um muito obrigada à Joana e um grande grande beijinho.






-Joana, quando criaste o teu blog, foi com o intuito de divulgares o teu trabalho enquanto fotógrafa, no entanto tornaste-te mais fashion blogger do que muitas bloggetes que por aí andam. Como é que esse fenómeno fotógrafa a blogger de moda influenciou as tuas amizades na blogosfera? Trouxe-te novas invejas?

Olá Martinha, desde já é um privilégio cooperar contigo! Criei um blog para fugir um pouco à “crise” que vivemos! Achei que mostrando a minha paixão e cooperando com algumas bloggers e lojas que fizeram parte de um projecto de divulgação, que viria a mudar tudo! A verdade é que trouxe-me coisas bastante boas, uma delas o reconhecimento do meu trabalho e daquilo que e estudei durante anos.
Sem dar conta envolvi-me num outro meio, embora acho que estou longe de ser uma fashion blogger! Sou simplesmente uma rapariga simples com 22 anos e cheia de sonhos!
Nunca fui adorada por ninguém, mesmo com ou sem blog (nunca percebi o porquê, talvez por mostrar ser sempre uma rapariga forte e com os pés bem assentes na terra).

-Tudo na vida tem um lado bom e mau, que coisas boas te trouxe o teu blog? Amizades, vivencias, experiencias? E coisas más certamente já existiram também, fala-nos um bocadinho de ambos os lados.

Imensas, o blog mostrou-me uma realidade oposta à minha! Nunca pensei que este meio fosse realmente um mundo! Conheci algumas bloggers que admiro, tanto como pessoas, como pelo trabalho que desenvolvem durante anos. Claro que também me trouxe momentos maus, tanto pessoas como experiencias que vivi.

-Sei que tu és um bocadinho como eu, eventos de gente que se acha chic é algo a dispensar! Já estiveste em algum evento em que pensasses “este mundo não é para mim”? Já tiveste alguma situação desagradável em momentos desses?

Sim já! A primeira vez que fui a um evento, senti-me completamente posta de parte! Não percebia nada do que falavam, davam nomes a tudo e eu simplesmente só via um produto que para mim era fácil descrever. Senti-me um allien que desceu à terra! Caí de paraquedas, mas depois pensei, se calhar se me vierem perguntar como se mexe numa máquina fotográfica, também lhes vou dar imensos nomes e elas não irão perceber nada. Foi ai que comecei aceitar as diferenças e gostos de cada um! Não são propriamente meios que venero frequentar, mas por vezes conhecemos pessoas interessantes e que no fundo pensam o mesmo que nós.

-Sabendo que a fotografia é o teu trabalho e um das tuas paixões, que blogger gostarias de fotografar? E que blogger mandavas dar uma volta se te pedisse para a/o fotografares?

Adorava fotografar a Ivânia, não só pela pessoa que mostra ser, mas por ser uma verdadeira mulher e quando digo mulher é alguém que se aceita como é, sem complexos!
Imensas, há muita blogger que por minha vontade própria não perdia o meu tempo a massajar-lhes o ego! Caso fosse trabalho, não iria recusar, não deixava de ser profissional por gostar ou deixar de gostar, mas sim há muitas que não iria dar esse prazer e aliás elas nem precisam, todas elas estão equipadas de máquinas fotográficas e tripés!

-Um tanto ou quanto ligada à pergunta anterior…quem é para ti o teu grande ícone na blogosfera e porquê?

Ninguém! Para mim são simplesmente pessoas como todas as outras, com sonhos! Uns maiores que outros, mas não tenho nenhum ícone! Não me sigo por ninguém!

-Infelizmente para nós bloggers é triste ver que temos uma blogosfera corrompida, liderada por valores errados. Quais achas serem os grandes motivos para termos a blogosfera que temos hoje em dia?

Para mim gira tudo em volta de opiniões e ideais de beleza completamente excessivos! Ultimamente então, houvesse imenso falar sobre o facto de termos de fazer exercício, sinceramente enjoa-me a palavra TEMOS DE … soa-me a uma obrigação, soa-me: se não fizeres exercício vais acabar gorda, com celulite, com barriga, etc…! Ok! Exercício é para ser feito, sempre! Não porque de repente lembrou-se tudo de virar anoréctico  onde as perninhas fininhas é que são bonitas, o corpo magro é que é bonito! E as outras que não beneficiam desse ideal de beleza? São constantemente atacadas com comentários “és tão gorda”, “as tuas pernas são tão cheias” e então? Tudo isto é culpa de opiniões erradas, por vezes uma boca calada vence tudo!

-Falando em ideais corrompidos, como lidas com a simbiose marcas-bloggers? Qual a tua opinião sobre as reviews feitas pelos blogs (em geral)?

Uma troca de interesses e falta de valores.  Lucra a marca e a blogger! A marca porque lhe convém a publicidade gratuita e a blogger porque é mais um batom, mais uma base, mais um creme para a colecção!
Confesso que trabalho para algumas marcas, mas trabalho e faço-o porque quero, porque gosto! Não aceito qualquer parceria só porque sei que em troca vão-me dar qualquer coisa e esse qualquer coisa chega-me, não! Não sou assim, aliás o meu blog não segue essa linha, nem os meus posts!

-Quase a terminar, que objectivos esperas atingir com o teu blog? Como gostarias de ser reconhecida no futuro?

Não deposito grandes expectativas  somos milhares atrás de sonhos. O meu blog é apenas o meu espaço, onde posso interagir com o mundo, e onde dou-me um pouco a conhecer! Espero ser reconhecida pelo meu trabalho e pela pessoa simples que sou e para ser simples, não preciso ser maltrapilha! No futuro anseio que seja tudo ao lado, o meu sonho é ser fotojornalista!



Espero que tenham gostado desta entrevista e que continuem a acompanhar estas entrevistas com bloggers de que gosto bastante. Visitem o blog da Joaninha aqui!

Um beijinho,



15 comentários:

  1. Hello from Spain: I like to read the interview. I will visit the page. Great job. Keep in touch

    ResponderEliminar
  2. A JS photography, não sei porquê mas apesar de ficar horas a olhar para as fotos sempre tão profissionais dela, acabo porque nunca dizer muita coisa no blog dela. Mas gostei da entrevista, como sempre. E agora vou lá dizer-lhe um olá ;)* E eu a adoro ;P portanto já não pode dizer que não é adorada*
    Beijinhos*

    http://garotaembonecada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito, muito desta entrevista. Parabéns às duas <3

    ResponderEliminar
  4. Visito algumas vezes o blog da Joana, confesso que não costumo comentar, mas acompanho o trabalho dela e considero uma excelente profissional (as fotos delas são sempre lindíssimas).
    Gostei muito desta entrevista da sinceridade dela, como ela também não acho ninguém um ícone são só pessoas normalíssimas. E como tu Marta já tinhas dito, essa nova moda de em todo lado se ler quantas corridas as meninas bloggers fizeram e que nós também temos que fazer..bla bla..já enjoa!
    Continuação do bom trabalho para as duas meninas :) *

    ResponderEliminar
  5. A Joana é tão linda...
    Ivânia... qual Ivânia que quer fotografar? :D ehehhe

    Beijinhoooo xuxus <33
    IV

    ResponderEliminar
  6. Minha querida obrigada por fazer parte desta entrevista indiscreta, adorei a iniciativa!
    Gosto imenso de ti, pela simplicidade e pelo carácter que mostras <3
    A todas muito obrigada pelos comentários queridos que li por aqui, vou responder a todas as vossas mensagens pelo blog e Ivânia só há uma, tu e mais nenhuma babe ahah!

    LOVE,
    JS photography

    ResponderEliminar
  7. Bastante interessante, esta entrevista, até porque eu tinha uma imagem mental MUITO diferente desta jovem, foi muito muito interessante ler esta entrevista.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não estou entender MintJulep "uma imagem mental MUITO diferente" ?

    ResponderEliminar
  9. adorei a entrevista :)

    http://myflickalookbook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.