Blogosfera apodrecida

21:01


Olá a todos!

Anda em voga o tema "transparência na blogosfera", já todas nos deparámos com imensos posts sobre este tema, uns mais lógicos e acertados e outros um tanto ou quanto a querer atirar pó para os olhos de quem lê. Quase de mãos dadas com este tema, vem o tema veste-me-dos-pés-a-cabeça-que-eu-tiro-fotos-bonitas. A verdade é que estou fartíssima da blogosfera internacional, em que temos as Chiaras deste mundo, sempre impecavelmente vestidas com cabelos ainda mais bonitos e maquilhagens de se lhe tirar os chapéu, e aí pergunto-me, onde está o lado de "pessoa" dessas bloggers, porque acredito que seja impossível alguém ser sempre tão bonito e aparentemente perfeito, de facto sigo imensos blogs internacionais há muito tempo e nunca por nunca ser vi algo menos idílico. Confesso que aos poucos e poucos fui perdendo o interesse nessas bloggers, pois de inspiração não me servem, não me consigo inspirar com algo que sei que muito dificilmente um dia terei. Antigamente, isto só se via na blogosfera internacional (ou era dos meus olhos?), mas hoje em dia podemos vê-lo nos “grandes” blogs nacionais, blogs que apelam constantemente ao consumismo em massa. Depois fala-se de transparência? Então e a transparência na blogosfera não passaria por serem seres humanos e só depois barbies? A meu ver faria todo o sentido, mas o que percebo eu disto? Ironicamente nada de nada! Não consigo seguir blogs com postura de “vedeta”, sem qualquer desabafo mais intimista, sem transparência de sentimentos!
Falando de outro tipo de transparência…patrocínios, não acho errado uma blogger ser paga/patrocinada para falar de x ou y produtos, aliás, no mundo que temos parece-me bastante normal, pois é apenas uma espécie de cambio, “eu dou-te uma base e tu dás-me a tua opinião”, a parte podre de tudo isto é que 90% das vezes temos uma opinião forjada e destorcida e só isso! Custa muito receberem um produto e agradecerem (obviamente), mas educadamente fazerem o review do mesmo dizendo o que derradeiramente pensam?! Das duas uma, ou a marca fica surpreendida com a sinceridade e agradece, ou então dá-vos um pontapé no traseiro, é um risco. Há coisa de 3 meses, uma vendedora da marca Oriflame, propôs-me o seguinte, enviava-me 6 batons e eu teria de falar sobre os mesmos! Lá vieram os batons, muito bem acondicionados e comecei a usá-los, experimentei todos, insisti e insisti e passado uma semana contactei a senhora a dizer que tinha a minha opinião escrita e pronta a colocar online, todavia informei-a de que não seria positiva, pois os batons em questão tinham uma duração péssima e eram bastante ásperos, logicamente não os iria recomendar a ninguém. A senhora pediu-me então para não colocar o artigo online e assim o fiz. Não seria justo promover um artigo que não presta! O que ganhariam as minhas leitoras com isso?! 
Houve uma blogger (confesso que não me lembro quem), que há uns tempos atrás fez um post a dizer que não tinha gostado de uma peça que lhe tinham enviado de oferta, pois o material era péssimo, e uma alça do top vinha cozida ao contrário, na altura pensei “olha uma pessoa honesta”, hoje em dia dou muito mais valor àquele post do que o que vocês possam imaginar, pois aquilo sim foi ser transparente!

Hoje falei de dois temas de que já deveria ter falado há muito, das barbie bloggers e das transparências. Entre falta de transparência ou falta de veracidade não sei qual delas a pior. A nossa blogosfera precisa de caras novas, de sangue novo, que o façam por amor e não por amor às marcas.

Beijinho, 




You Might Also Like

23 comentários

  1. A mim já me aconteceu ter recebido uma peça , falei mal e a parceria ficou totalmente ofendida comigo ... Como é óbvio não ia falar bem só para agradar , porque se é para fazer review seja boa ou má tem de ser honesta

    ResponderEliminar
  2. Adorei o que escreveste!
    Eu sou nova neste mundo, é um facto...mas há blogs que todos os dias só postam looks e perde-se um bocado a pessoa que está por trás de um look! E não gosto daqueles blogs que só apelam ao consumismo...tipo estamos em crise, nem toda a gente pode comprar tudo e mais alguma coisa todos os meses não é? E depois parece que a vida delas é super perfeita, e elas são perfeitas! Fogo...
    Eu tento ser versátil nos meus posts! E mostrar como eu sou! Tenho o meu blog há pouco tempo, não o criei para ter patrocinios ou isto ou aquilo, criei-o para partilhar o meu mundo para quem quiser e estiver interessado! E assim vou manter!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Spechless! Adorei Martinha ;) Não podia estar mais de acordo contigo!!
    Beijinho querida,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de ler o teu post. Concordo com tudo o que disseste. A perfeição e a simpatia com parceiros existe muito por aí.
    Mas o que me deixa indignada é a "simpatia" que algumas bloggers têm com os seus leitores. Desde indiferença, respostas como "boa!"... deixam-me de boca aberta! Não posso com ironias e sarcasmos, principalmente com pessoas com quem nunca tiveram qualquer contacto... Às vezes esquecem-se que se não tiverem leitores/visitas/admiradores não são nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente, às vezes também sinto essa indiferença e ironia que falas, para mim acaba logo ali.

      Eliminar
    2. É mesmo essa a vontade... :p

      Eliminar
  5. É verdade Marta! Alguns desses blogs de vedetas que falas comecei a vê-los de uma forma, porque uma pessoa fica sempre deslumbrada com a perfeição ao inicio, acontece que isso não tem nada a ver comigo nem com a realidade da vida o que me deixava a sentir um bocado mal comigo própria porque nunca iria atingir aquele grau de perfeição.
    Quando à transparência que falas, às vezes quando vejo falar bem de um produto já não sei no que acreditar pois raramente se lê o lado negativo, isto não quer dizer que as pessoas tenham que meter defeitos em tudo mas é difícil de acreditar que todos os produtos a que fazem review são fantásticos.
    Obrigada a ti pela tua honestidade e por trazeres sempre um pouco de ti para o blog, é isso que me faz seguir o teu blog, gosto de ler opiniões de raparigas normais como eu e não de pessoas que vivem num mundo que não é o meu. * ;)

    ResponderEliminar
  6. Estou velha, é a conclusão a que tenho de chegar. Velha e caduca. Realmente a blogosfera anda podre.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. concordo plenamente =(

    p.s. adoro a tua escrita, escreves mesmo muito bem e gosto mt quando fazes textos mais longos=)


    ResponderEliminar
  8. Concordo com a tua crítica ao lado "preparado" das blogers internacionais. E também vi o post que referis-te onde se falava da alça torcida. Na altura lembro-me de ter pensado "foi a segunda vez que vi uma crítica num blog"...

    Kiss Kiss,
    beautifulbyj.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Tens toda a razão acho que as reviews de algo oferecido devem ser honestas, pois, alguem que vai comprar o produto e gastar dinheiro, tem direito de saber!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Martinha, como a blogosfera também se faz de solidariedade, felizmente, deixo aqui o pedido de passares lá pela Turista. :)
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Muito bom Marta! No meu blog já fiz pelo menos 2 reviews negativas..de produtos que me saíram do bolso a pensar nas pessoas que inocentemente, como eu, foram no paleio de outras que gabaram imenso o produto! Sou uma rapariga normal e os blogs que me despertam interesse são de pessoas "normais"...de raparigas que têm pouco dinheiro, que têm olheiras, borbulhas e pele oleosa...que partilham as suas descobertas com o mundo!
    beijinho

    ResponderEliminar
  12. Tens razão... é um facto....

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Gostei do que li! E todos os dias gosto!

    Já tinha dado a minha opinião num outro post de outra blogger com a mesma opinião!

    Tenho um blog muito novo, obrigada por seguires e o teres criticado positivamente, é mesmo isso que quero, dar a conhecer aos meus seguidores coisas que eu gosto muito e que ache que vale apenas partilhar.

    Agora vejo que é dificil ter um blog, no entanto com honestidade e simplicidade se vai ao longe!

    Obrigada
    Bjs Grandes
    Joana (Fresh Allure)

    ResponderEliminar
  14. Confesso que, secalhar, sou das poucos que ainda não deu a opinião sobre o assunto tão em voga que é a "transparência dos blogs/bloggers" num post. Pois bem, como já referi em vários comentários em posts que falam sobre o assunto, mais uma vez repito que devemos lembrar-nos de como eramos quando começamos: desconhecidas, sempre à procura de algo para falar/escrever/mostrar, sempre à procura do novo, da tendência! E sempre com opinião sincera sobre os assuntos!

    Concordo que os bloggers sejam pagos para fazer reviews às marcas, claro que sim! É um trabalho como outros, exige tempo e dedicação! Mas, desde que seja acertado entre marca-blogger que a opinião dada será sincera e não apenas o que a marca quer que seja dito! É a minha opinião!

    Um beijinho querida,
    GIVEAWAY - 1st Blog Anniversary & PAMPA MIA

    ResponderEliminar
  15. Pois é este assunto agora anda nas bocas do mundo, mas recuso-me a fazer um post sobre isto... Talvez por ser nova por aqui e estar de consciência super tranquila...
    Mas estou de acordo contigo babe, uma parceria é uma parceria não é uma publicidade descarada camuflada como "conselho da amiga", e os blog's devem servir para isso,opiniões,se não monto uma empresa de Marketing...
    Agora também não vou dizer "ai que horror não me enviem nada que eu não quero e vou já fazer um post a falar de vocês ....", eu gosto de receber e toda a gente gosta...

    Quanto "grandes" blog's eu não estou contra, quem pode pode... mas eu não posso, por isso acabo por também não os seguir regularmente servem apenas para às vezes ir sonhar um bocadinho ou tirar inspirações de tendências...Porque as peças que eu realmente posso vir a estar interessada estão nos blog's das "pessoas reais", e pronto podíamos estar aqui a noite toda a conversa sobre isto mas não vale a pena ahah
    Continua com o teu blog que está bem assim e eu vou continuar a passar por cá :)
    beijo

    http://sosweetsopink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. eu acho que com TANTA gente a querer alcançar popularidade na blogoesfera, infelizmente lá pelo meio há muitas que fazem de tudo sem olhar a meios. mas acho que o público dos blogs, pouco a pouco, vai "abrindo os olhos" para essa realidade :)
    sobre a review dos batons: uma situação bem escusada! se ela sabia que os batons não eram assim tão bons (devia saber, já que é vendedora da marca), que tivesse enviado uns com melhor qualidade e aí sim teria a certeza de que irias falar bem deles! acho que provavelmente só tos enviou, pensando que ias fazer uma review positiva e assim incentivavas à compra de um produto que não tem muita saída.

    ResponderEliminar
  17. Vim aqui parar por acaso, mas gostei muito do que escreveste. Revejo-me totalmente nas tuas palavras àcerca das Chiaras deste mundo. Deixei de seguir vários blogs, porque deixaram de ser blogs para passarem a ser revista Vogue online, ou quase. A inspiração, para mim, vem de pessoas como eu.
    Também concordo quanto à segunda parte, embora nunca estivesse nessa posição. Mesmo que estivesse, a honestidade acima de tudo. Se perdemos isso, perdemos tudo... *

    ResponderEliminar
  18. Até que enfim que alguém diz coisas acertadas e aparenta segui-las (sim porque já vi muitas carinhas larocas a dizer alhos e bogalhos a criticar a falta de transparência mas a fazer exactamente o oposto but wtv)
    Entrei neste mundo o ano passado e depressa deixei decidindo voltar agora em peso.Contudo, cada vez mais me deparo com a falta de sinceridade e civismo o que me desmotiva um pouco. O que antes servia para aprender, ensinar e conhecer novas pessoas, hoje serve para atingir popularidade, produtos grátis e pessoas falsas (o oposto de tudo aquilo que defendo).
    Mas bem minha cara, tal como tu também acho que precisamos de novas caras e novas ideologias e espero eu que as consigamos :)

    Um beijo *

    P.s: Estou a seguir ^^,

    ResponderEliminar

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe