No smoke!

20:44
Olá a todos!



Antes de mais desejo-vos uma excelente semana, pensem positivo, segunda-feira está quase a terminar.
Ora o assunto que me trás aqui hoje tem sido a minha luta contra o tabaco nas últimas duas semanas. É de conhecimento geral o facto de eu ser fumadora, aliás super-fumadora. Vou tentar explicar-vos neste post o porquê de ter deixado o meu maior vício e ter optado por outro modo de vida, espero que de certa forma inspire algum/alguma de vocês a abandonar o vício.

Desde os meus 14 anos que comecei a fumar como gente grande, havia sempre um desculpa para acender mais um cigarro, ou stress, ou uma discussão com o namorado, ou uma saída com as amigas, ou até mesmo só porque sim. E quando dei por mim era fumadora, tinha um vício mau que me destruía e sabia disso e "toca a fumar", continuava porque nem sequer tinha a capacidade de pensar "eu sou capaz de deixar" e sinceramente creio que não queria deixar, eu fumava por gosto, não fumava por isto ou por aquilo, eu conseguia obter prazer em cada cigarro que acendia, era como uma terapia diária. Nada me era mais relaxante do que ouvir música e fumar um cigarro no meio da escuridão e pensar na vida, sempre senti que as minhas decisões passavam sempre por um cigarro.
Aos poucos comecei a sentir-me "cansada" de ter sempre o cheiro do tabaco a sobrepor-se ao cheiro do perfume, comecei a fartar-me de ter a noção de que cheirava a tabaco, cheirava aos senhores de idade que têm unhas amarelas e fumam de forma doentia e tossem com um ar doente, era assim que me sentia, viciada, agarrada a algo. Perguntavam-me imensas vezes "quando é que deixas isso?" e eu fazia um ar irritado e dizia "quando eu quiser", a questão é nunca tinha ponderado sequer deixar o cigarro de lado, era algo impensável.
Cheguei a fumar dois maços por dia, em dias de festas chegava aos três, era um ciclo vicioso (quem fuma sabe a que me refiro).
Até que um dia, sem qualquer motivo aparente (creio eu) decidi que não ia fumar mais, que o maço que tinha dentro da mala com três cigarros iria ser o último que comprava. Não queria depender mais de algo que me "matava lentamente", se é para depender então prefiro depender de coisas boas e saudáveis do que de uma coisa fedorenta, cara e que faz mal. Assim foi, fumei esses últimos 3 cigarros e vida nova!

Se me custou deixar de fumar? Não! Posso dizer que tive muita força de vontade e que não custou aquilo que eu pensava. Claro que ir ao café com os amigos passou a ser algo problemático na minha cabeça, pelo menos nos primeiros dias, tenho a sorte de ter um grupo de amigos muito consciencioso que evitou fumar ao pé de mim, o que facilitou em muito a situação.

Se tive alterações de humor? Sim, muitas! Nos primeiros dias tudo me irritava, dava por mim nervosa por não ter algo para pôr na boca e comecei a substituir o tabaco por fruta. Mas fruta em excesso engorda, sobretudo aliada ao facto de ter deixado de fumar, ou seja de 350 Kcal por dia (extra) não me livrava.
Comecei agora a "fechar a boca" e a evitar comer para substituir a nicotina.

Faz hoje duas semanas sem tabaco e digo-vos que me sinto muito bem comigo mesma, primeiro porque foi um desafio superado (sem uma única recaída), segundo porque o ponteiro da balança desceu em vez de subir.

Ahhh, mas isto não fica por aqui! Sabem o que fiz aos 7 euros diários de tabaco? Coloquei cada moedinha num pote de vidro e sabem que mais, tenho enchido o armário!

E vocês fumam? Já tentaram deixar? O que correu mal?



Um beijinho, Marta.


Não se esqueçam de participar nos giveaways:

-Pulseira TrocaContas, aqui.
-Vestido Romy Shop,aqui .
-Pulseiras A Tua Melhor Amiga, aqui.
-Giveaway Pretty Woman, aqui.

23 comentários:

  1. Parabéns pela tua força de vontade! :) Eu não fumo - aliás nunca fumei - mas o meu pai era fumador e também deixou o vício e diz que não lhe custou tanto como pensava! :) Uma boa semana para ti! :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns querida ! :) Fico feliz que tenhas conseguido deixar esse vício!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Eu entendo o que dizees do ciclo vicioso mas quando estou sozinha consigo não fumar nenhum cigarro. Ando a fumar em média 3 cigarros por dia, por várias razões: dinheiro, pulmões e doença. Mas se me perguntares se consigo parar de fumar de repente consigo mas talvez tenha recaídas. Eu fumo desde os 16 com uma passada de 2 anos por isso não me considero uma viciada porque fumo em alturas mais criticas. Tenho no maço 4 cigarros...vão durar até ao fim-de-semana ;) Isso é garantido!!!
    Beijinho,
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! É de louvar essa força de vontade..
    Oiço muita gente que promete e promete e depois não consegue!

    Não sei bem como funciona pois não sou fumadora! Mas, é bom este testemunho para pessoas fumadoras!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Deixei de fumar há 7 meses. Custou? Sim! Alterações de Humor? Tive, principalmente nas primeiras semanas! E tive imensas dores de cabeça na primeira semana também! Substituí o tabaco por rebuçados, e venci a batalha! Fico feliz comigo mesma :)

    Força, tu também vais conseguir!

    ResponderEliminar
  6. Boa!! Acho que há coisas que vem com o tempo e o amadurecimento pessoal. Continuação!! :))

    http://hiimab.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabens,quando temos força de vontade conseguimos xx
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns, acredito que exija muito força de vantagem e auto-controle, mas tenho a certeza que irá recompensar-te e muito :)) Força *




    xx,
    thefashiondreamcatcher.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Muitos parabens pelo desafio proposto e por teres força de vontade para o levar até ao fim!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo grande passo! Muita força ;)*

    ResponderEliminar
  11. Hola guapa!! Perdona la ausencia pero es que últimamente ando un poco liada!!
    Me ha encantado tu post!!
    Mil gracias por visitar el mío y por tu comentario!!
    Un besote!!

    www.marilynsclosetblog.com

    ResponderEliminar
  12. Parabens... continua assim... mais saudavel e com o bolso mais recheadinho :)

    ResponderEliminar
  13. Antes de mais, compreendo-te... À noite, nas saídas com amigos é mesmo complicado... No entanto, durante a semana tb ando nos 2 ou 3 por dia, muitas vezes nem isso. As pessoas até me perguntam "Se fumas tão pouco porque não deixas de vez?" e é uma coisa que não sei responder! Eu ainda estou na fase do "não quero deixar" porque quando o faço gosto mesmo... penso que só vou largar quando começar a planear ter um filho.
    O meu namorado tb fumava, quando decidiu deixar foi "gradual" porque primeiro disse que ia reduzir, e assim o fez, para 2 ou 3 por dia, no final das refeições. Até que chegou ao dia em que disse que ia parar. Hoje fuma apenas quando saímos à noite e nunca é um completo (tira sempre do meu).
    Muitos parabéns, e força para continuar! Muah!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada queridaa :) força nesta tua nova etapa!*

    ResponderEliminar
  15. Fui fumadora durante 20 anos, dos 15 aos 35. Mas fumava cerca de 5, 10 cigarros ao dia, vá, na loucura de uma saída á noite cheguei a fumar uns 15 cigarros, woohoo! No dia em que engravidei decidi reduzir ainda mais esses 5 para cerca de 2 ou 3 por dia, até ao dia... em que mal acabei de tomar o pequeno almoço e acendo um cigarro, sai-me o pequeno almoço todo boca fora. A partir daí - e ainda hoje, e o meu filho já tem 4 anos! - mal penso em cigarros tenho esta sensação de enjoo e náusea horriveis! Não voltei a pegar num cigarro, e pensei eu que tinha corrido tudo muito bem, pois amamentei durante 12 meses e não me apercebi que tinha passado a comer mais - e foi como tu, muuuuuiiiita fruta - pois o que ingeria em termos calóricos era gasto com a amamentação. Foi só quando essa fase terminou é que dei por mim a engordar súbitamente 10kg sem perceber como, afinal eu comia tão bem, tudo tão saudavel, tanta salada, tanto legume, tanta fruta, até que me apercebi que apesar de já ter terminado a fase de amamentação não tinha voltado a reduzir a quantidade de alimento, e esse aumento calórico já não era gasto. Pra dizer a verdade nem me ralei com isso, deixie andar, e tenho vindo a perder apetite gradualmente, e a emgracer gradualmente, sem ter feito nada drático por isso, porque nem estou para me aborrecer. Mas fiquei feliz de nunca mais ter fumado.
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Olá querida
    Descobri o teu blog e estou a gostar muito.
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    Caso queiras visita-me em:
    http://www.neuzamariano.blogspot.pt
    Muitos beijinhos.
    P.S.: Já te estou a seguir! =)

    ResponderEliminar
  17. olá, antes de mais parabéns! que continues sempre sem recaídas ;)

    Ando nessa luta, mas é em relação ao meu namorado... Mas está difícil!

    Nunca fumei, nem tive grande vontade, experimentei (várias vezes) mas não me dava especial gozo e, quando pensava que viciando-me ia gastar um bom dinheirinho, esquece, via os outros a fumar, mas preferia juntar esse pouco dinheiro que tinha na altura em algo que me desse gozo mesmo, roupa :) adoro ir às compras e além disso, é algo que dura! No meu grupo de amigos sou das poucas que não fuma, ainda bem, hoje muitos querem largar e já não conseguem, além do dinheiro que gastam...

    Outra coisa que devemos ter em mente em relação ao tabaco, é os problemas de saúde, isso, mais que o dinheiro gasto, seria o que mais me assusta, enfrentar um cancro é algo muiiiiito duro, morrer de cancro é pior ainda, o sofrimento dos últimos meses é terrível, digo-o pois infelizmente assisti de perto a isso...

    ResponderEliminar
  18. Parabéns querida, é uma grande vitória. Eu nunca fumei. Não gosto do cheiro. Beijinhos.

    www.universodeumcloset.com
    Facebook

    ResponderEliminar
  19. Eu nunca fumei, nem nunca senti vontade de experimentar..
    No entanto fazes muito bem em deixar.. Tentar acabar é o mais dificil, os primeiros tempos..depois esqueces.
    O meu namorado deixou de fumar quando começamos.. ( grande prova de amor não é?). Ao inicio sentia vontade, era dificil. Mas agora ja nem se lembra e so de vez em quando, là uma vez todos os 4 meses é que me diz " agora até era dos momentos em que fumava um cigaro" mas não passa disso!
    http://avidacorchihuahua.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. voto imenso na suspensao do tabaco. porem, fumo alguns de vez em quando

    ResponderEliminar
  21. Ehpah muita força aí, eu já "experimentei" cigarros.... mas não acredito que os tenha fumado à séria, get it? XD
    Mas ya não sou fumadora, nunca foi do meu interesse fumar... mas no entanto adoro ver um sexy bad boy a fumar XD HAHA.
    7euros diários? Isso ainda dá para comprar umas coisinhas ;P
    xoxo
    K.
    http://shinigami-u-openingmymind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.